terça-feira, 26 de maio de 2015

Por quê o gás hélio modifica a voz?

Autora: Ellen Mota
 
Você já deve ter se perguntado “por que o gás hélio modifica a voz?. Então, essa é a curiosidade do dia meu Pokémon. 


O gás hélio distorce a voz por dois motivos: ele é menos denso que o ar atmosférico, e o som propagam-se em uma velocidade mais rápida nesse gás do que se propaga no ar atmosférico quando falamos .
Em alguns talk show americano os apresentadores usam balões com gás hélio para entrevistar os convidados. Como no vídeo abaixo: Famous People on Helium Compilation.

A voz fica engraçada, fina desse jeito, pois a voz produzida quando o ar que vem dos pulmões provoca vibrações nas pregas vocais. Essas vibrações são ondas que precisam de um meio de propagação. O hélio é um gás muito leve, mais leve que o ar atmosférico. É por isso que os balões sobem quando são soltos. Assim, ao ser inalado, as ondas vindas das pregas vocais estão impregnadas desse gás e propagam-se muito mais rápido nesse meio, em uma velocidade de 965 m/s, que é três vezes maior que a propagação no ar atmosférico.
Outra duvida surge a questão do uso do gás hélio: “Será que inalar o gás hélio pode trazer algum malefício?”. Vejamos:
Pelo gás ser inerte que não reage com outras substâncias presentes em nosso corpo. Assim, se uma pessoa inalar pequenas quantidades de hélio diretamente de um balão, não terá algum problema respiratório. Mas existi risco se uma pessoa possuir problemas respiratórios ou se inalar uma grande quantidade desse gás sem intervalos, pois o gás hélio substitui o oxigênio de nosso pulmão, de modo que, se essa pessoa inalar uma grande quantidade ou fizer isso varias vezes seguidas, faltara oxigênio no pulmão e causará sufocamento espontâneo.

2 comentários: