terça-feira, 26 de maio de 2015

Por quê o gás hélio modifica a voz?

Autora: Ellen Mota
 
Você já deve ter se perguntado “por que o gás hélio modifica a voz?. Então, essa é a curiosidade do dia meu Pokémon. 


O gás hélio distorce a voz por dois motivos: ele é menos denso que o ar atmosférico, e o som propagam-se em uma velocidade mais rápida nesse gás do que se propaga no ar atmosférico quando falamos .
Em alguns talk show americano os apresentadores usam balões com gás hélio para entrevistar os convidados. Como no vídeo abaixo: Famous People on Helium Compilation.

A voz fica engraçada, fina desse jeito, pois a voz produzida quando o ar que vem dos pulmões provoca vibrações nas pregas vocais. Essas vibrações são ondas que precisam de um meio de propagação. O hélio é um gás muito leve, mais leve que o ar atmosférico. É por isso que os balões sobem quando são soltos. Assim, ao ser inalado, as ondas vindas das pregas vocais estão impregnadas desse gás e propagam-se muito mais rápido nesse meio, em uma velocidade de 965 m/s, que é três vezes maior que a propagação no ar atmosférico.
Outra duvida surge a questão do uso do gás hélio: “Será que inalar o gás hélio pode trazer algum malefício?”. Vejamos:
Pelo gás ser inerte que não reage com outras substâncias presentes em nosso corpo. Assim, se uma pessoa inalar pequenas quantidades de hélio diretamente de um balão, não terá algum problema respiratório. Mas existi risco se uma pessoa possuir problemas respiratórios ou se inalar uma grande quantidade desse gás sem intervalos, pois o gás hélio substitui o oxigênio de nosso pulmão, de modo que, se essa pessoa inalar uma grande quantidade ou fizer isso varias vezes seguidas, faltara oxigênio no pulmão e causará sufocamento espontâneo.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Por que um alimento é mais calórico que outro?




Os alimentos possuem alguns valores, que conhecemos como valores energéticos. Alguns valores são encontrados em calorias (cal) ou em quilocalorias (kcal).

Veja a tabela:
 
ALIMENTO
VALOR ENERGÉTICO (Cal/g)
Arroz
3,60
Açúcar
4,00
Batata
0,90
Carne
2,90
Chocolate
4,67
Manteiga
7,60
Peixe
0,84

Os "valores energéticos" correspondem a energia liberada nas reações químicas do metabolismo desses alimentos no organismo.


Resultado de imagem para chocolate

Quando dizemos que o chocolate tem muita caloria, queremos dizer que no momento que ele reage no nosso metabolismo há muita liberação de energia.

 Por: Bruna Cleumara

Texto original em:
http://www.soq.com.br/curiosidades/c39.php


As cores dos fogos de artifícios



   A QUÍMICA EXPLICA: Como são produzidas as cores de fogos de artifício!
   As cores produzidas em um show de fogos de artifício são produzidas a partir de dois fenômenos, a incandescência e a luminescência.
   A incandescência é a luz produzida pelo aquecimento de substâncias. Quando se aquece um metal, por exemplo, ele passa a emitir radiação infravermelha, que vai se modificando até se tornar radiação visível na cor branca. Isso irá depender de qual temperatura é atingida. Um exemplo de incandescência são as lâmpadas incandescentes, onde existe um filamento de tungstênio que é aquecido e passa a produzir luz, a partir da incandescência. Este fenômeno é, também, visto nos fogos de artifício, nos quais são utilizados metais como o alumínio e magnésio, que ao queimarem produzem alta claridade.
   A luminescência é a luz produzida a partir emissão de energia, na forma de luz, por um elétron excitado, que volta para o nível de energia menos energético de um átomo.
   Este fenômeno, a luminescência, pode ser explicado da seguinte forma: 1) Um átomo, de um elemento químico qualquer, possui elétrons em níveis de energia. Ao receber energia, estes elétrons são excitados, ou seja, são promovidos a níveis de energia mais elevados. A quantidade de energia absorvida por um elétron é quantizada, ou melhor, é sempre em quantidades precisas, não podendo ser acumulada. 2) O elétron excitado tem a tendência de voltar para o nível menos energético, pois é mais estável. Quando ocorre esta passagem, do nível mais energético para o menos, ocorre também a liberação da energia absorvida, só que agora, na forma de um fóton, ou seja, na forma de luz. 
   A luminescência é uma característica de cada elemento químico. Ou seja, átomos de sódio quando aquecido, emitem luz amarela, pela luminescência. Já os átomos de estrôncio e lítio produzem luz vermelha. Os de bário produzem luz verde e assim por diante.
   Os fogos de artifício utilizam deste fenômeno e desta variedade, uma vez que há fogos das mais diversas cores. No entanto, nos fogos de artifício são utilizados sais destes elementos químicos, pois o elemento puro, é muitas vezes, reativo.  Na tabela a seguir, há uma relação entre as cores e os sais dos elementos químicos utilizados para a sua produção.



Fonte: http://www.quiprocura.net/fogo.htm

Por: Tainá Vinente