quinta-feira, 11 de junho de 2015

Os Três Químicos que ganharam o Prêmio Nobel em 2013.

Por: Ellen Mota
Fonte: Ultimo Segundo – IG

Imagem: Ultimo Segundo - IG
Ultimo Segundo - IG

  O Nobel de Química em 2013, que foi divulgado dia 9 de Outubro de 2013, foi para os
pesquisadores Martin Karplus: cidadão dos EUA e da Áustria;  Michael Levitt: é cidadão dos EUA e da Grã-Bretanha; e Arieh Warshel: é cidadão dos e EUA e de Israel. O trio de pesquisadores foram contemplados com o Prêmio Nobel pelo Desenvolvimento de modelos multiescala para o sistemas químicos complexos. 
  A consideração levada em escala para a premiação foi por eles terem sido os pioneiros no uso de modelos de computador que espalham as reações químicas, por isso e por outros motivos que serão descritos abaixo, a Real Academia Sueca de Ciências os premiou.

  Agora os Pokémons estão se perguntando: " o que é esse desenvolvimento?; no que vai auxiliar a sociedade? ". Então, vou responder essas e as demais duvidas que estar por vim, senta aí que lá vem historia...
  Lá pela década de 1970 e lavai bolinhas, de acordo com a academia, os pesquisadores deram a iniciação ao lançamento de programas bases e super eficientes e poderoso para época, no qual é usados para entender e prever processos químicos "vocês conseguem ver a ampliação e que doideira era isso?! Os pesquisadores piraram no resultado".  Então, esse modelo computacional, começou espalhar a vida real desse processo e logo tornando-se crucial no avanço da química atualmente.
  Logo, eles conseguiram o improvável, fizeram com que a Mecânica Clássica e a Quântica dessem as mãos.

Parte mais importante do trabalho deles: O esforço de toda essa pesquisa nos possibilita, por exemplo, simulações de como um medicamento vai agir sobre uma proteína no corpo, ou seja, o modelo computacional produzido por eles, executa cálculos teóricos sobre os átomos da proteína alvo que ira interagir com o medicamento. "ô louco, né? agora não é preciso ficar observando a reação e fazer inúmeros cálculos e hipóteses".  O restante da simulação , se preciso, usa-se física clássica.

Resumindo tudo para os Pokémons que estão perdidos: o computador agora é uma ferramenta de suma  importância para os químicos, assim com o tubo de ensaio, tornando assim uma simulação tão realista que pode prever o resultado de experimento tradicionais.


Sem mais delongas, fico por aqui, até a próxima Pokémons.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário