Por: Silvia Mota.
Você já deve ter se perguntado: "Como as uvas sem semente surgem?"; "Se elas não tem sementes, como podem ter reprodução?". Então, é isso que vim lhe ajudar a entender.
As uvas sem sementes foram “inventadas” através de mutação genética, ou seja, são geneticamente modificadas. Esse processo já existe há bastante tempo e hoje em dia, existe uma boa chance de que o único tipo de uva disponível no supermercado seja essa sem sementes, tecnicamente chamadas de “apirênicas”.
Uvas sem caroço podem ser obtidas de duas maneiras: por partenocarpia (em que ocorre a produção natural ou induzida artificialmente de frutos que se formam sem fertilização, assim as sementes não irão se desenvolver), ou por estenoespermocarpia, (em que ocorre a fecundação, mas os embriões são abortados). No último caso, há vestígios de sementes rudimentares, ou seja, sementes as sementes existem, mas um erro genético impossibilita a formação da camada exterior endurecida tal como existem nas sementes tradicionais.
Mas sem sementes como se dá origem a uma nova plantação? Bem, as novas videiras são obtidas através de mudas, originadas lá da primeira videira com mutação genética. Um pedaço ou um ramo de uma videira é cortado, imerso em hormônio de crescimento e em seguida posto em uma lama úmida. Assim, as raízes e folhas se formam. Pelo fato de que elas vêm de cortes, as novas videiras são basicamente clones da videira original. As variedades de uvas apirênicas mais antigas são a Black Corinto e a Sultanina. Segundo o pesquisador, atualmente existem mais de 100 cultivares de uvas sem caroços.
Fonte de apoio: http://super.abril.com.br/blogs/oraculo/qual-e-a-origem-da-uva-sem-caroco
interessante....
ResponderExcluirComo é interessante a quimica e suas explicações para nossa vida no dia a dia *---*
ResponderExcluir